Sugestão de leitura nº26 Maio 2016 Shrí Chakra

01-05-2016 10:48

SHRÍ CHAKRA
S. Shankaranarayanan
Edição: Samata Books

Shrí Chakra, o mais poderoso dos yantra na cultura hindú, abordado em 14 capítulos, onde são descritos os mais antigos mistérios tantricos. Yantra significa, em sâncrito, o instrumento usado para controlar. O yantra como representação do divino, modelo para adoração interior de uma divindade. Símbolo com elementos dinâmicos, que estimula o movimento da bioenergia.
  A sua geometria dinâmica sugere uma contínua expansão do centro da figura em direção à circunferência que deve ser compreendida como uma hierarquia perene ou uma gradação de estágios que são manifestados em simultâneo.
  Estão representados os nove chakra, formados pela intercepção dos triângulos. No centro está localizado o valor supremo absoluto, de onde tudo emana e para onde tudo segue. Os triângulos voltados para baixo são considerados símbolo do feminino, representam a deusa Shakti, e os que estão voltados para cima são os masculinos, representam Shiva.
  O Shrí Yantra simboliza a vida, simultaneamente o universal e o individual, como uma incessante interação de opostos cooperantes. Os cinco triângulos femininos em expansão ascendente e os quatro masculinos que emergem em sentido contrário significam o processo contínuo de criação. Como uma sucessão ininterrupta de raios luminosos, eles fundem-se uns nos outros e espelham o momento eterno da geração. Esta figura é a representação de aspectos antagónicos, um dinamismo representado por uma figura estática.
  Disponível na Biblioteca DeRose.