Ôshadhi Yôga, II Módulo

04-06-2016 11:00

Cabo Espichel
"É triste pensar que a natureza fala e que o género humano não a ouve."
Victor Hugo...

Saber escutar, respeitar e utilizar o que a Natureza nos oferece, de forma quase tão gratuita, foi o mote do Curso Ôshadhi Yôga, no passado sábado, ministrado pelo nosso querido Mestre João Camacho.
Ao chegar ao Cabo Espichel tivemos a oportunidade de conhecer a sua história, lendas e mitos, e durante uma caminhada por este lugar arrebatador, repleto de vida e conhecimento, tivemos o privilégio de adquirir noções específicas sobre cada planta e suas mais variadas aplicações.
Nas antigas Escrituras podemos encontrar citações que nos indicam que as plantas contêm as semente da consciência; o Yôga das plantas tem por isso como finalidade a consciência alargada ou hiperconsciência, elevando ao mesmo tempo a nossa estrutura biológica.
Diz a lenda que o conhecimento das ervas  são uma ciência de domínio dos titãs,  que muitas vezes põem seus conhecimentos ao alcance dos homens, dando-lhes a independência da intervenção divina.
Já dizia Ralph Emerson "Adopte o ritmo da natureza. O segredo dela é a paciência", uma verdade absoluta que o Yôgi nunca deve retirar da sua mente.
Tivemos ainda a oportunidade de realizar uma prática no local, onde terra, sol e mar se tocam numa simbiose perfeita, oferecendo uma experiência extasiante, electrizante e apaixonante.
No final de tão prazeroso dia, concluímos com o nosso habitual convívio, onde desta vez tivemos a honra de, in loco,  apreciar os doces aromas que o local nos ofereceu.
Cabe-nos assim agradecer à Natureza e ao Mestre João Camacho pela continua partilha do seu conhecimento que tanto nos enriquece.
Um bem haja!
SwáSthya
Vânia Rodrigues Sarmento
Sádhika, Discípula do Mestre João Camacho