FESTIVAL DE YÔGA DE ALCOCHETE | 20, 21 e 22 de Maio de 2016

23-05-2016 10:03

No passado fim de semana - 20 a 22 de Maio -  decorreu o I Festival de Yôga de Alcochete no priviligiado jardim da Avenida D. Manuel I, junto à zona ribeirinha de Alcochete. Inserido na Feira da Saúde 2016, o festival foi local de passagem de mais de uma centena de participantes que não se melindraram com as condições climatéricas que a Primavera, ainda tímida, nos proporcionou.
             As propostas f...oram diversas: Coreografias de SwáSthya Yôga (Instrutora Paula Trigo de Sousa, Instrutor Luís Lázaro e a Graduada Tânia Andrade); Recital de Mantra do Coral Rajas Agni (Direcção pelo Mestre João Camacho); Aulas para crianças (Prof.ª Cecília Lopes - Hatha Yôga); Kundaliní Yôga (Prof.ª Helena Samoqueiro, Prof.ª Mara Sangatdev); SwáSthya Yôga - prática de ásana (Instrutora Paula Trigo de Sousa); SwáSthya Yôga - prática de pránáyáma (Professora Anabela Duarte da Silva); SwáSthya Yôga - prática de mantra e samyama (Professor António Fróis Rafael); Kundaliní Yôga e Meditação com gongos (Instrutor de Kundaliní Yôga e Mestre de Gongo); Kundaliní Yôga séniores (Prof.ª Helena Samoqueiro); Shivánanda Yôga, Pais e Filhos (Prof.ª Lina Domingues); SwáSthya Yôga, ashtánga sádhana (Instrutora Paula Trigo de Sousa). O Festival terminou com uma aula conjunta de Súrya Namaskára  dirigida pela Instrutora Paula Trigo de Sousa e Professora Helena Samoqueiro, seguida do encerramento oficial com ÔM contínuo. É relevante esta referência exaustiva numa iniciativa conjunta que assegura que diferentes vias/filosofias, não têm de ser rivais entre si. As propostas de cada uma são necessariamente diferentes e cada individuo tem a liberdade de escolher aquela que melhor se adapta aos seus objectivos. Afinal, o Yôga é isso mesmo: união, integração!
             Às organizadoras deste evento - Instrutora Paula Trigo de Sousa (Discípula de João Camacho, Yôgachárya) e Professora Helena Samoqueiro - os mais sinceros parabéns. Nada se faz sem vontade, visão, e muito trabalho. Que este seja o primeiro de muitos Festivais de Yôga, que Alcochete viu nascer.

Paula Santana, Chêla
Discípula do João Camacho, Yôgachárya
Espaço Cultural Ashram Pashupati, Montijo