Curso Alimentação Biológica

07-03-2017 15:58

Curso Alimentação Biológica
No passado sábado dia 4 de Março, teve lugar no Espaço Cultural- Ashram Pashupati o curso de alimentação biológica, dirigido pelo Mestre João Camacho. Uma óptima oportunidade para desmistificar ideias preconcebidas sobre o que é a alimentação biológica, o que é ser vegetariano e o porquê de este ser o tipo de alimentação mais adequado ao praticante de
yôga.
Um curso importante para todos mas essencial para quem pratica yôga e aceita o desafio de alterar o seu regime alimentar. A princípio não é fácil, temos muitas dúvidas não temos uma educação que nos permita criar refeições vegetarianas equilibradas nutricionalmente e ao mesmo tempo prazerosas. Sem dúvida é necessária força de vontade e alguma criatividade. Abordámos temas como os diferentes sistemas alimentares e dentro do vegetarianismo o leque possível, as dificuldades com que nos deparamos neste caminho, os benefícios de ser vegetariano e a alimentação no yôga.
De entre tantos que são os benefícios de uma alimentação sem carnes destaco a maior esperança de vida, a ausência de doenças metabólicas e degenerativas, redução dos níveis de
colesterol, menor risco de osteoporose, melhor funcionamento renal, menor risco de carcinomas do colen, sigmoide e recto…
E se à primeira vista nos parece impossível criar mais que um ou dois pratos que não contenham carne ou peixe a verdade é que a variedade é tanta e tão boa que um livro de receitas não chega, aliás como pudémos verificar na bibliografia consultada no curso e ao saborear a fabulosa receita de rancho (sem carnes) confeccionada por todos nós com a orientação do Mestre e que estava divinal entre outros petiscos que partilhámos no final do curso.
Mais uma vez obrigada Mestre João Camacho.
SwáSthya!
Sádhika Rita Fernandes